Visando iniciar o processo de consolidação da legislação municipal, devemos considerar os seguintes passos:
Digitalização de documentos: as normas municipais devem ser convertidas em conteúdo digital, podendo ser armazenadas em um computador/servidor e assinadas digitalmente para garantir a originalidade e procedência.
Sistematização das normas municipais: a agilidade na localização da documentação e o manuseio adequado visando à conservação e à segurança dos originais. As normas podem ser pesquisadas por assunto, data, número, autor, etc., por qualquer pessoa, de qualquer lugar, de forma rápida e segura.
Organização das normas municipais: facilidade em localizar normas que tratam do mesmo tema, normas autorizativas, normas relacionadas (alterações e revogações), anexos, etc., auxiliando a análise dessas normas pelos membros da Comissão de Revisão e Consolidação de Leis ou equivalentes.
Consolidação da legislação municipal: a consolidação consiste na integração de todas as leis pertinentes à determinada matéria em um único diploma legal, revogando-se formalmente as leis incorporadas à consolidação, sem modificação do alcance nem interrupção da força normativa dos dispositivos consolidados.
Publicação e divulgação das normas municipais: a necessidade de divulgar as normas oficiais para a população é convertida em transparência para a administração municipal e/ou Casa Legislativa. Esse processo pode ser executado sem retrabalho algum, sem a necessidade de desenvolver um web site próprio para instituição ou sem complicações na adequação do web site já existente.